sábado, 18 de fevereiro de 2023

INVENÇÃO DA SUBALTERNIDADE: o não colonizado em representações dos tapuias produzidas por padres e cronistas do século XVI no Brasil (Artigo Científico)


Autores: Paulo Robério Ferreira Silva & João Batista de Almeida Costa


RESUMO: Tapuia foi um termo pejorativo, utilizado largamente no período colonial para designar, primeiramente, os povos nativos do tronco etno-linguístico Macro-Jê. Também foi apropriado pelo colonizador, e significou “o bárbaro mais bárbaro que o bárbaro”. O objetivo deste artigo é discutir a “invenção da subalternidade” a partir da tensão entre o colonizador e os povos colonizáveis e não colonizáveis (os tapuias). Metodologicamente, a partir de cartas de padres jesuítas do século XVI e de relatos de cronistas dos séculos XV e XVI, suportados por uma revisão de literatura pertinente à investigação, primeiro é discutido a subalternidade como uma ideologia que nasce com a colonialidade e a modernidade nos processos de colonização deste continente e que funciona como operacionalizadora destas duas últimas. Daí emergem tanto a alteridade, materializada na figura do Outro, com a sua impossibilidade, manifestada no Outro em si-mesmo; em seguida, são analisados alguns importantes aspectos das representações dos tapuias feitas pelo padre João de Aspilcueta Navarro. Tais representações reverberariam posteriormente entre outros cronistas; e por fim, as ideologias da subalternidade, da colonialidade e da modernidade são analisadas na perspectiva da realização do próprio processo colonizador. O substrato teórico desta discussão é o padrão colonial/moderno de poder no bojo do sistema-mundo colonial/moderno. Desse modo, a “conquista” pela arma e pela cruz, não restringe-se ao período colonial, mas funda um sistema de domínio que chega, ainda com grande vigor, em nossos dias.

Palavras-Chave: Subalternidade; Representações; Tapuias; Não colonizados.

SILVA, Paulo Robério Ferreira; COSTA, João Batista de Almeida. INVENÇÃO DA SUBALTERNIDADE: o não colonizado em representações dos tapuias produzidas por padres e cronistas do século XVI no Brasil. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA E SOCIEDADE. V. 07, nº 01, jan.-abr., 2021.


Leia o artigo completo na REVISTA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA E SOCIEDADE em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2177/1449


Imagem: Homem Tarairiú. Pintura do século XVII do holandês, Albert Eckhout.


0 comentários:

Postar um comentário