domingo, 19 de fevereiro de 2023

A GUERRA ESQUECIDA: os Anaió e os colonizadores na Guerra dos Bárbaros no Sertão do Rio São Francisco entre 1684 e 1688 (Artigo Científico)


Autor: Paulo Robério Ferreira Silva (
Doutorando PPGDS/Unimontes).


Resumo: A “guerra esquecida” foi uma etapa da Guerra dos Bárbaros que passou despercebida da historiografia até o início do século XXI. Nos Sertões do Rio São Francisco, próximo, ao Sul, aos Rios Verde e Carinhanha, digladiaram, entre 1684 e 1688, os povos nativos Anaió e as tropas comandadas pelo paulista Matias Cardoso de Almeida e pelo baiano Marcelino Coelho. Além de contribuir para justificar que as Guerras do São Francisco – a outra ocorreu na segunda metade da década de 1670 também entre Anaió e colonizadores – não faziam parte das Guerras do Recôncavo, como aceito por alguns historiadores, os efeitos dessa contenda lançam luzes sobre com os povos nativos, para além da violência do extermínio, também participaram da emergência do povo brasileiro que surgiu com a colonização.

Palavras-chave: Guerra dos Bárbaros. Anaió. Colonizadores luso-brasileiros. Matias Cardoso. Sertão do Rio São Francisco.


SILVA, Paulo Robério Ferreira. - A Guerra Esquecida: os Anaió e os colonizadores na Guerra dos Bárbaros, no Sertão do Rio São Francisco, entre 1684 e 1688. Revista Faces da História. V. 8, n. 1, p. 264-282, jun., 2021.

Disponível em: <https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1938/1794>.


Leia e/ou baixe o artigo completo no site da Revista Faces da História:

https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1938/1794






0 comentários:

Postar um comentário