sábado, 18 de fevereiro de 2023

Prof. Doutorando Paulo Robério participa das "Aulas Inaugurais do Olegário 2023"


A E. E. Presidente Olegário Maciel, em Manga, MG, com objetivo de resgatar a importância da Escola pública na formação de crianças, jovens e adultos, realizou nas primeiras semanas de fevereiro do corrente ano, uma série de Aulas Inaugurais. As mesmas foram organizadas de forma inter e transdisciplinar a partir de quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza; Matemática e Linguagens. Em cada área Professores/as apresentaram suas disciplinas, além de um tema comum a todas.


O Prof. Doutorando Paulo Robério Ferreira Silva destacou a História pela perspectiva do estudo dos seres humanos em suas intra e inter-relações, bem como em suas dinâmicas no tempo (passado, presente e futuro) e no espaço.


Umas das reflexões realizadas foi sobre a importância da “consciência histórica” para lidar com as demandas contemporâneas de uma sociedade em transformação radical, em que o virtual avança com sobre o concreto, modificando intensamente as subjetividades e, em corolário, as formas como nos organizamos em sociedade.


Na discussão específica, o Prof. Doutorando Paulo Robério, enfatizou o racismo como o eixo constituidor da sociedade brasileira. Mostrou ainda alguns aspectos que relacionam o racismo científico, criado no século XIX, com as lutas atuais para a superação deste fenômeno que violenta cotidianamente milhões de brasileiros.


Por fim, disse dos avanços promovidos pelos movimentos negros e dos povos nativos ao ocupar espaços políticos, econômicos, simbólicos, religiosos, do conhecimento e outros, além de convidar à reflexão a partir de Jessé Souza:


A aceitação da própria inferioridade pelo oprimido é o fundamento central e mais importante de todo tipo de dominação estável que tenha existido na história humana.”

(Jessé Souza em “O racismo criou o Brasil”, p. 23, 2021).




0 comentários:

Postar um comentário